Foliculite - Pêlos encravados

21 dezembro, 2010
É um tema pouco abordado, mas é muito comum. Foliculite, muito conhecida como pêlo encravado, é uma inflamação do folículo piloso, onde nasce o pêlo. Quem tem a pele mais escura está mais propenso a desenvolver o problema. Isso ocorre por dois motivos: primeiro porque um número maior de pessoas com a pele escura tem pêlos encaracolados (que têm mais dificuldade de sair na superfície e encravam com mais facilidade), segundo porque o excesso de queratinização (ou seja, a pele mais grossa), mais comum em pessoas morenas, também favorece o aparecimento de foliculite.

O pêlo encravado (que na verdade é uma pseudofoliculite, já que nesse caso não há infecção) ocorre quando o pêlo que está nascendo não consegue sair na superfície da pele, ou quando ele sai, mas volta a entrar nela. A foliculite é quando nesse local onde o pêlo está nascendo ocorre uma invasão de bactérias (normalmente do gênero estafilococus) causando uma reação inflamatória no local (o pus que deixa o aspecto amarelo nas feridas).

Homens e mulheres podem passar por isso. Em algumas pessoas, pode ocorrer apenas na área depilada, já em outras, o folículo inflama sozinho.






Há prevenção:
1. Higiene: É um dos pontos mais importantes. Já que estamos nos tratando de "invasão de bactérias", o ideal é previní-las. Se você usa barbeadores descartáveis, jogue-os fora depois de usar. Nada de cera reaproveitada! Usar calça apertada de tecido sintético também agrava o problema na virilha já que deixar o local quente, úmido e machucado é criar um hotel 5 estrelas para as bactérias.

2. Esfoliação:  como uma das causas da foliculite é o excesso de queratinização, manter a pele mais lisinha e livre das células mortas (que dificultam a saída do pêlo à superfície) é fundamental para minimizar o problema. Esfoliantes a base de ácido salicílico tem a vantagem extra de ser antiinflamatório e bactericida, ou seja, ao mesmo tempo em que previne também trata o problema. Só cuidado para não exagerar. Esfoliar demais pode machucar a pele e com isso as defesas vão embora. Sem defesa as bactérias fazem a festa. Outra dica importante é que a esfoliação deve ser feita ANTES da depilação ou do barbeamento, já que depois do procedimento a pele estará mais sensível e com isso a chance de você machucá-la é muito maior. Assim, quem vai se depilar com cera é bom fazer uma esfoliação antes e depois ficar uns 2 dias sem esfoliar a pele. Já os meninos ou fazem a esfoliação antes de se barbear ou se não tem tempo, pelo menos espere umas 10 horas entre o barbeamento e a esfoliação. Quem se barbeia de manhã, por exemplo, pode aproveitar para fazer a esfoliação quando tomar banho de noite.

3. Técnica: A depilação com cera é a que mais leva ao aparecimento dos pêlos encravados já que os pêlos arrancados têm mais dificuldade de voltar novamente à superfície. Então quem usa cera e tem tendência ao problema deve intercalar o procedimento com lâmina ou creme depilatório. Na hora de usar a lâmina o correto e passar o barbeador no mesmo sentido do nascimento do pêlo e não contra ele. Isso pode não trazer um barbeado tão rente, mas ajuda muito a diminuir a chances dos pêlos encravarem. Depois que acabar lave novamente a pele, de preferência com um sabonete para peles sensíveis e passe um gel calmante pós barba. Não use hidratante após se depilar ou barbear, eles podem ocluir os poros e com isso dificultar que os pêlos cheguem à superfície. Para quem se incomoda muito com o problema a depilação a laser pode ser a solução definitiva, que também pode ser feita por homens na região da barba.

4. Tratamento: Além dos produtos a base de ácido salicílico, peelings seriados (feitos por dermatologistas) podem ser úteis para afinar mais a pele e também para eliminar as manchas que ficaram de lesões antigas. Para quem está com bolinhas de pus podem ser necessários cremes ou pomadas a base de antibióticos e antiinflamatórios (mas para usá-las é necessária sempre prescrição médica). Quando o problema é mais sério pode ser preciso tomar antibiótico sistêmico bem como a drenagem cirúrgica do local afetado. Para evitar esse agravamento é fundamental nunca tentar espremer ou retirar o pêlo com pinça.Outra alternativa é a depilação à laser, que elimina a maioria dos pêlos por um período de até 2 anos. Mas se você possui bastante pêlos e eles inflamam frequentemente, é aconselhável procurar um profissional e fazer um tratamento mais apropriado, com ácidos, por exemplo. Peellings de cristal ou de diamante também são muito recomendados.


Post baseado e reformulado do Bulle de Beaute



Eu sofro muito com esse problema. Meu namorado também tem foliculite na barba. Sempre no segundo dia, depois que ele faz a barba, faço uma esfoliação com hidratante e açúcar, e ele fica sem nenhum carocinho! Mas em mim é diferente. Sempre tomo banho com bucha vegetal, esfolio mas de todo jeito, fico com bolhas. Uso muito calça jeans, mas na minha idade, eu vou usar o quê mais? Não uso saias nem shorts por causa disso. Quem tiver a solução para isso, comente!

12 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Eu tenho esse problema e faço tratamento com dermatologista, pois ja tentei de tudo, todo tipo de creme, de pomada antiinflamatoria e nada resolveu. Tenho a pele muito branca e cheia de manchas por causa disso.
    Não existe um remedio caseiro milagroso e nao tem segredo, é procurar um dermatologista pois sao vários remedios associados q amenizam o problema.
    Digo ameniza pq tem q ser um tratamento constante dependendo do nivel do problema, no meu caso ja estou há meses usando alguns remedios e terei q passar por mais duas etapas, q sao duas etapas de remedios diferentes.

    Bjus, espero ter ajudado! :D

  1. Bárbara Melo disse...:

    Muito obrigada!

    Tento outros procedimentos porque já tentei ir ao dermatologista e não resolveu, mas você me deixou esperançosa em tentar novamente. Volte sempre!

  1. Pedro G.R. disse...:

    Olá, sou homem e tenho isso na barba e no toráx. Na Barba não é certo que ocorra, mas pra evitar eu passo leite de colônia após a barba para matar quaisquer bactérias. Agora no toráx não sei mais o que fazer, esfolio, passo alcool, leite de colônia, faço limpesa de pele, mas sempre incravam causando os caroços e até acnes.

  1. Anônimo disse...:

    Oi
    Sou mulher, tenho 21 anos, sofro desse mal desde que eu me conheço por gente. Mas, pasmem, não é nas axilas, nem na perna, e as vezes na virilha por conta da depilação. Mas, eu tenho isso no meu bumbum. o.O Isso mesmo. Fui diversas vezes no dermatologista, me receitaram pomadas, e mais pomadas, e sei lá mais o que!! Não resolveu nada! Ela disse que pode piorar pq eu uso muito jeans apertado, mas não tem como não usar isso, igual a menina lá de cima disse, na minha idade vou usar oq? è complicado isso.
    Ja cansada da situação parava o tratamento pq eu nao via resultados. Fui mais uma vez no dermato, ela me indicou fazer depilação à laser na região... disse que ai sim melhoraria p sempre. Porem, cada sessão custa em média 400 reias, e tenho que fazer umas 4~5 sessões!
    Eu não suporto mais isso. Vou juntar dinheiro para poder fazer isso. Esse problema me deixa muito mal, ainda mais com o namorado... :(

  1. Anônimo disse...:

    Eu acabei de escrever aí em cima, procurei saber mais, para postar aki. Olha mais uma matéria.
    Há alguns anos tenho foliculite no bumbum. Uso bucha vegetal com sabonete Soapex e agora comecei a usar mupirocina. Estou desesperada, não uso biquíni nem deixo ninguém me ver de calcinha, estou sofrendo muito. Por favor me dê alguma sugestão.
    (Mel)

    Seu problema é comum. Tudo começa com uma tendência individual a ter pelos encravados. Eles inflamam e a pele fica com bolinhas avermelhadas. Se a inflamação for intensa, formam-se nódulos maiores, doloridos. Essas bolinhas podem infeccionar e então algumas ficam com pus. Além do bumbum, a foliculite é frequente na virilha de mulheres que se depilam com gilete ou cera e, nos homens, aparece na barba, principalmente na região do pescoço.

    Como o problema inicial é o encravamento de pelos, quem tem pele mais espessa é candidato a ter foliculite. E também quem tem pelos encaracolados, mais propensos a encravamento. O atrito com roupas também pode causar foliculite. O melhor jeito de controlar essas lesões varia conforme a localização. Para casos como o seu, com lesões no bumbum, as orientações são as seguintes:

    1. Não use roupas justas, como calças jeans apertadas. E evite tecidos sintéticos. Prefira roupas de fibras naturais, como algodão. Isso vale também para calcinhas.

    2. Esfolie sua pele no banho. Continue a usar bucha vegetal ou então um sabonete esfoliante, que contém pequenas partículas que raspam a pele conforme você se ensaboa. Faça a esfoliação até três vezes por semana.

    3. Continue a usar um sabonete anti-séptico, como o Soapex que você já tem. Você pode alternar com um sabonete contra espinhas, que contenha ácido salicílico ou enxofre.

    4. Aplique cremes à base de antibióticos. E para evitar que você mesma infeccione a região ao se coçar, passe o creme também sob as unhas, antes de dormir.

    5. Conforme indicação do dermatologista, use um creme à base de ácido retinoico ou glicólico. Eles podem se combinar a antibióticos tópicos, num creme manipulado.

    6. Quando a foliculite é intensa é possível que o dermatologista recomende um antibiótico por via oral.

    7. Se seus pelos forem grossos ou escuros, considere realizar sessões de depilação a laser. É a melhor maneira de se livrar da foliculite.

    Depois de controlado o problema, siga um tratamento de manutenção, ou a foliculite voltará.

    Você também pergunta como clarear manchas de lesões antigas. Antes, um alerta. O tratamento clareador só funcionará se a foliculite estiver controlada. Não invista tempo, energia e dinheiro no tratamento clareador se você continuar a ter novas lesões, que deixarão mais manchas. Para o tratamento das manchas costuma-se indicar peelings clareadores. O número de sessões varia, sendo em média quatro a seis sessões por pessoa. Entre as sessões, use creme despigmentante em casa.


    a fonte: http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tag/foliculite/

  1. Anônimo disse...:

    Oi, acabei de postar ai em cima, sobre foliculite no BUMBUM, e achei esse site, que fala mais um pouco. http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tag/foliculite/

  1. Anônimo disse...:

    DEPILAÇÃO A LASER!!

  1. Unknown disse...:

    Nossa isso é muito ruim mesmo!!


    ____________________________________
    http://guiamodamulher.blogspot.com/

  1. Unknown disse...:

    Aii eu tenho tb minha perbna ficou horrooorooosa cheia de machinhas e taals... fui na dermatologista ela me passou uma pomada, e depois q es feridinhas sumiram ficou as manchinhas e eu to fazendo clareamento com uma pomada manipulada q ela mandou, e nunca em hipotese alguuuma usar lamina....eu to usando cera, mas ela disse q a melhor solução eh o laser, q qdo eu estiver com grana sobrando pra eu partir pro laser q eh a melhor opção, procura uma boa dermatologista q ela vai passar um tratamento pra vc tb!
    O meu resolveu! =D

  1. Aline Gomes disse...:

    Oi gostei muito da matéria, já estou te seguindo.
    Também tenho blog se quiser me seguir:
    http://cantinhodabelezaaline.blogspot.com

  1. Bárbara Melo disse...:

    Oi, pessoal, muito obrigada pelos comentários! Li todos! Acho que a melhor solução é tentar novamente com o dermatologista...
    Beijos!

  1. Anônimo disse...:

    Vou comprar o tend skin!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...